Você já ouviu falar sobre locais Pet Friendly, ou seja, amigos dos animais?
Trouxemos aqui algumas informações para você conhecer um pouco mais sobre essa prática que já é tendência.
Ser Pet Friendly: Como acolher animais de estimação
O termo “pet friendly” tem sido muito usado para se referir a lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são aceitos, porém esse conceito não se refere aos locais onde os pets podem entrar, e sim àqueles preparados para recebê-los bem e oferecer-lhes conforto.
Destinos Pet Friendly: Atendendo à demanda crescente
Já se foi o tempo em que os tutores deixavam os pets em casa para ir às compras e a restaurantes.
Cada vez mais, os animais de estimação estão fazendo parte da rotina com a família.
De acordo com um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), quase 50% desses consumidores dão preferência para comprar em estabelecimentos que aceitam animais.
O mercado Pet Brasileiro: Estatísticas e tendências
O Brasil é um dos maiores mercados pet do mundo, e os números refletem a importância desse setor na economia do país.
De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o mercado pet brasileiro teve um faturamento de mais de R$ 40 bilhões em 2023, representando um crescimento de aproximadamente 8% em relação ao ano anterior.
Esse aumento constante evidencia o forte vínculo emocional que os brasileiros têm com seus animais de estimação e o investimento contínuo em produtos e serviços para atender às necessidades desses companheiros.
Além disso, o Brasil possui uma população estimada de mais de 140 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos, pássaros, peixes e outros, segundo dados do Instituto Pet Brasil.
Esses números expressivos indicam não apenas a quantidade de animais presentes nos lares brasileiros, mas também o potencial de mercado para estabelecimentos que oferecem serviços e produtos voltados para o bem-estar desses pets e seus tutores.
Pet Friendly: Dicas práticas para encantar os donos de animais
Antes de se tornar pet friendly, planeje corretamente o “cantinho pet” e certifique-se de que ele não irá atrapalhar a entrada e a movimentação dos clientes no estabelecimento, ou ofereça uma área externa para os pets ficarem à vontade.
Além disso, alguns itens e obrigações são necessários:
Bebedouros com água potável
É necessário oferecer torneiras ou bebedouros com água potável para que os pets possam se hidratar.
Caminhas para descanso
Como o tempo de permanência no estabelecimento pode variar, é recomendado incluir caminhas e colchonetes para os pets relaxarem.
Saquinhos de lixo e panos de limpeza
É obrigação do tutor recolher e limpar o xixi e as fezes do pet.
Disponibilize saquinhos, panos e desinfetantes para a limpeza do local.
Tapetes higiênicos
Muitos pets estão acostumados a fazer suas necessidades em tapetes higiênicos.
Ter essa opção no espaço pode ser uma boa ideia.
Coleiras para deixar os animais
Providenciar coleiras e ganchos para prender a guia dos pets é extremamente importante para manter a segurança.
Brinquedos
Bolinhas, ursinhos e brinquedos são ótimas opções para complementar o cantinho pet.
Caso ache interessante, você pode fazer parcerias com empresas sérias do mercado pet, divulgando suas marcas e oferecendo amostras de produtos aos animais que visitarem seu espaço.
Restaurantes e lanchonetes Pet Friendly
Estabelecimentos do ramo alimentício como restaurantes, lanchonetes e padarias também podem ser tornar pet friendly, desde que se adequem às normas de vigilância sanitária.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a entrada de animais domésticos em comércios onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar tiver uma área externa para os pets.
Além disso, é necessário haver um profissional dedicado estritamente à limpeza do espaço, sem que esse realize atividades envolvendo contato com os alimentos.
Lembrando que a decisão de receber ou não animais de estimação é do proprietário do estabelecimento, e vale reforçar que essa regra não se aplica aos cães-guia, os quais são permitidos em qualquer ambiente.
Além de promover o bem-estar dos pets, ter um ambiente pet friendly pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, como atrair um público mais amplo, fortalecer o relacionamento com os clientes e ter um ambiente descontraído, além de se diferenciar no mercado.
Veja também:
Como denunciar maus tratos a animais de estimação
7 repelentes antipulgas naturais para cachorros
Rapamicina: A primeira droga para desacelerar o envelhecimento de cães
12 temperos que cachorro pode comer e utilizar na alimentação natural