O que é lágrima ácida em cães
Você já deve ter observado algum cachorro com pelos claros com manchas marrom-avermelhadas sob os olhos, a famosa “lágrima ácida”.O que é lágrima ácida e o porquê das manchas de lágrimas?
O que causa o excesso de lágrima?
Como resolver o problema?
Quais as raças propensas a desenvolver a lágrima ácida?
Lágrima acida. Quais raças são as mais Afetadas.
Ocorrem em cães e gatos.Algumas raças são mais propensas como: Spitz Alemão, Buldogue Francês, Maltês, Shih Tzu, Poodle, Chihuahua, Bichon Frisé, lhasa apso, pequinês. No gato Persa e em outros animal de estimação de pelagem clara e/ou de focinho achatado.
"Que lágrima ácida que nada! Ando sempre maquiada!" (Princesa Meg)
“Raças braquicefálicas têm maior predisposição ao problema pois, anatomicamente, possuem canais nasolacrimais, mais tortuosos”
Lágrima Ácida ou Epífora
Causas da Lágrima ácida ou Epífora
No globo ocular poderá ocorrer a obstrução parcial ou total do ducto nasolacrimal.Se este Ducto nasolacrimal estiver entupido, poderá fazer com que as lágrimas não sigam seu caminho natural que poderá ocorrer em lacrimejamento.
O excesso de produção de lágrimas pela Glândula Lacrimal, também faz com que o ducto lacrimal não dê conta e literalmente transborde.
Pálpebras mal formadas também podem ser a causa.
Os Pets com pelos claros podem vir a ter manchas escuras em volta dos olhos, pela produção de lágrimas em excesso e a causa poderá estar contida em um dos fatores citados.
Sabe aquele furinho no canto do olho? É chamado de canal lacrimal. Muitas vezes, ele não consegue absorver toda lágrima produzida e ela acaba por escorrer para fora molhando os pelos.
Em contato com oxigênio e/ ou com a microbiota local, população de bactérias que habita o pet, poderá ocasionar manchas em sua pelagem.
Surge então uma questão. Dói? Machuca?
Em primeiro a lágrima ácida não dói. Ela não é ácida. Nenhum problema está relacionado a acidez. Seu Ph é neutro .
Porém na lágrima encontramos um componente: a Lactoferrina ( da família do ferro) que é a causa o escurecimento dos pelos.
Na saliva também encontramos a Lactoferrina, por isso cães que lambem patas ou outras partes do corpo acabam ficando com manchas escuras na região da lambedura.
Consultar um veterinário especialista em Oftalmologia, para apurar tudo sobre a causa e assim determinar o melhor tratamento é fundamental.
Pets com focinho achatado, os braquicefálicos, a obstrução do canal lacrimal é comumente observada.
Nessas raças, anomalias podem ocorrer na morfologia dos olhos e qualquer coisa pode fazer com que o provisionamento dos cílios ocorram na parte de dentro dos olhos.
Anomalias no metabolismo do pet também deve ser investigado. Cuidado com a alimentação do seu pet.
Alergia alimentar também deve ser averiguada. Rações com muitos corantes, conservantes e açúcares têm ação pró inflamatória, favorecendo a formação da Lágrima ácida.
Nem todo tipo de ração é a ideal para o seu animal de estimação. Uma troca de ração e até uma alimentação natural, deverá ser considerada e testada.
Uma dieta saudável e de alta qualidade trarão ótimos benefícios.
Ao alimentar. Dê preferência a vasilhas de porcelana ou de aço inox, ao invés das de plástico, que podem acumular bactérias e acabar passando ao focinho do seu animal.
Poderá também ocorrer reação do seu pet com a água que ele toma banho. Dê preferência a água filtrada ou mineral com Ph alcalino.
Como tratar a lágrima ácida
Manter a região dos olhos limpa e seca é muito importante.Limpe com pano de algodão ou gaze embebida em soro fisiológico e seque muito bem.
É muito importante avaliação do veterinário especialista em Dermatologia ou Oftalmologia.
Exames como o citológico poderá determinar se há infecções bacterianas fúngicas, onde é necessário o uso de antibióticos para auxiliar na redução da lagrima acida em caes em tratamento.
O colirio para lagrima acida em cachorro
O uso de colírio para lagrima acida só é recomendado se o veterinário achar necessário.
"Quem não tem colírio usa óculos escuros" (Raul Seixas -> Panetone)
Fique atento a composição pois geralmente contém um antimicrobiano como a Tilosina. O uso indiscriminado de antibióticos causa resistência e cria superbactérias.
Dê preferência a produtos fitoterápicos aprovados pelo seu veterinário.
Como limpar lágrima ácida no dia a dia
Separamos 3 dicas simples que podem fazer grande diferença se observadas e aplicadas de forma contínua.- Massagear suavemente o ducto lacrimal nos cantos dos olhos ajuda a evitar o entupimento do mesmo.
- Evitar o uso de secador perto do focinho.
- Manter os pelos da região sempre aparados, limpos e secos. Viu ramela, limpe. Nada de “nojinho”, seu pet agradece a ajuda.
Aplique e observe. Se a médio prazo não houver resultados satisfatórios, procure um veterinário.
Você não pode deixar de ver outras dicas no site Turma do Panetone: