Pular para o conteúdo principal

Não saia com seu pet sem coleira e guia para cachorro nos passeios.

É preciso usar a guia para cachorros durante os passeios com seu pet

Da mesma forma que existem regras para nós seres humanos, estar em público, também exigem regras para nossos cães e uma delas é o uso da guia.


Se o seu cão puxa quando está na guia, saiba que existem vários tipos de guia que combinadas com o tipo de coleira ou peitoral, podem ajudar muito na adaptação do seu cachorro a estes acessórios.

O uso de guia é fundamental não somente para evitar que o cão se distancie daquele que está conduzindo, mas visa a proteção do seu cão e dos demais que por ali circulam.

O fato do seu cão estar na guia te dá um maior controle sobre os impulsos e ações quando este age de forma inadequada.

Tipos de guias para cachorros

Para alguns cães, que puxam em demasia, podem ser usados guias e peitorais específicos.

As anti puxões são muito boas para evitar que o seu amigão te arraste pela rua, afinal você deseja passear com seu cão. Fazer educação física pode ficar para um outro momento. ;)

Guia de couro para cães


As guias de couro e algodão são as mais indicadas para quando o cão está em treinamento, pois oferecem menos risco de machucar as mãos. Além dos materiais couro e algodão, temos o nylon, que também é muito empregado na confecção de guias.

Guia de algodão para cães


Apesar da enorme variedade de cores disponíveis para guias confeccionadas em nylon, essas podem machucar as mãos caso seu cão puxe em demasia.

Para esse caso é recomendável a utilização de guias confeccionadas com os materiais couro ou algodão. Sendo recomendadas como guia para cachorro de grande porte.

Guia de nylon para cachorro


Uma atenção especial deverá ser dada, caso você opte por ter uma guia de couro.
A guia de couro não deverá ser guardada quando estiver umedecida.
Antes de guardá-la, procure secá-la o máximo possível.

Em compensação, este material, com o tempo de uso, vai ficando mais macio.
Se tomada as medidas de conservação necessárias, este tipo de guia é para a vida toda.

As guias de couro que não possuem costuras e os arremates são confeccionados através de tranças são as mais seguras e duráveis.


Como fazer uma guia para cachorro

Não existe um padrão para as guias de passeio. Se o seu cão é tranquilo e não puxa durante o passeio, uma guia retratil para cachorro poderá ser oportuna.

A guia retrátil pode ser utilizada em casos que o cão não puxe em demasia, pois dá ao condutor controle sobre as distâncias que o animal deverá manter de seu dono, conforme as diversas ocasiões do passeio.

Guia longa para cães

Já as guias para treinamento devem ter no mínimo 1,90m para dar folga para que o cão execute as atividades do treinamento.

Caso o treinamento exija uma guia de maior comprimento para executar comandos à distância, como ensinar seu cão a buscar e trazer um objeto (por exemplo: uma bolinha), guias de no mínimo 8 metros serão necessárias.

Neste caso é fundamental dar preferência a guias confeccionadas em algodão, para reduzir riscos de queimaduras nas mãos durantes os puxões que provavelmente ocorrerão durante os treinamentos.

Ao utilizar guia para cachorro de grande porte utilizar sempre guias de algodão.

Tipos coleira guia para cachorro


Para ficar em casa, o ideal é seu cão também usar coleira.
Poderá parecer totalmente desnecessário o fato do seu cão ter que usar uma coleira quando estiver em casa, mas não é.  A coleira é a identificação de que existe um dono.

O fato do seu cão usar coleira em casa pode evitar alguns transtornos, principalmente caso ele acabe fugindo, as famosas escapadinhas.

Tipos de coleira guia para cachorro



O risco de perder seu animal é menor se ele estiver usando coleira e esta tiver uma identificação como o nome do seu cão e um telefone para contato.

Placa de identificação para cães
Foto: rockbicho

Muitas vezes acreditamos que isso não vai acontecer conosco, mas acredite, as chances são muito maiores do que você pensa.

O simples fato do seu cão estar com uma coleira de identificação poderá evitar muitos transtornos.

Além da identificação, as coleiras podem auxiliar na hora de você precisar pegar seu cão para tomar um banho, ou retirar ele de cima da cama, do sofá e também para te dar um maior domínio, se precisar separar, caso haja uma “treta” com outro cão da casa.

Logo deve ser usado a coleira em casa. Ela não deverá estar muito frouxa e muito menos muito apertada no pescoço do cachorro.

Para treinamentos e passeios, existem tipos de peitorais e coleiras especiais

Uma das opções mais eficientes para quem procura ter um cachorro comportado, sem riscos de lesões, será considerar o uso da coleira Gentle Leader.

Esta coleira foi projetada conforme os instintos naturais do seu cão para ajudar você a se tornar o líder, abrindo uma linha de comunicação entre você e o seu cão sem que haja crueldade.

Coleira Gentle Leader para cachorro

Também conhecida como GL, esta guia atua como uma espécie de cabresto. Feita geralmente de nylon, ela faz com que o seu cão entenda que quem está segurando a guia é quem detém o controle total da situação.

Uma argola fica embaixo do queixo do cachorro, preso a esta guia. Uma vez tensionada, as tiras de nylon fecham a boca do cachorro, aplicando uma pequena pressão no alto do pescoço, transmitindo a mesma sinalização que uma cadela dá, quando precisa controlar seus filhotes, quando algum deles se comporta de maneira indesejada.

A coleira GL é indicada para:

  • Cães muito medrosos e tímidos
  • Cães fortes que costumam puxar em demasia.
  • Cães dominantes
  • Cães muito agitados.
  • Caso o cachorro é muito agressivo


Outra opção e talvez uma das mais utilizadas, embora fortemente não recomendadas para quem tem pouca experiência no manuseio deste tipo de guia, são os enforcadores.

Coleira enforcador para cães


A utilização deste tipo de guia deve ser cautelosa, exigindo prática, caso contrário, poderá provocar lesões no pescoço e até estrangulamento do seu animal.

Molly e Panetone usando o peitoral Easy Walk


Não vou falar muito dela, visto que existem outras alternativas mais eficazes, como é o caso da coleira Easy Walk, que parece muito o peitoral, mas na realidade não é.

Panetone usando a guia para cães Easy Walk


Diferente do peitoral que é preso pela argola “D”, que fica no dorso do animal, essa guia possui a argola, na parte da frente do peito do animal.

Molly usando o peitoral da Zee Dog
Molly usando o peitoral e a guia da Zee Dog


Conhecida como guia anti puxões, ela também é recomendada para cães que costumam puxar muito, arrastando seus donos pela rua.

Molly usando o peitoral Easy Walk


O fato da guia ficar presa na parte frontal do peitoral no animal, ela dificulta que haja uma forte tração, pois ao puxar ela provoca uma tensão, fazendo com que o animal gire em direção ao condutor, desta forma, causando um pequeno desconforto para o animal.


Guia para cachorro grande

Neste caso a dona do cachorrinho ainda conseguiu segurar ele no colo, embora ela tenha ficado toda arranhada :)

Muitos donos de cães não usam guia durante os passeios. A utilização da guia não significa necessariamente que o seu cão seja agressivo, porém outros animais que também estão circulando por ali, podem ser.

Há algum tempo, um cachorro de porte menor, tentou atacar a Molly e ela apenas rosnou, só não devolveu o troco porque ela estava na guia.

Sorte do cachorrinho, sorte dela, etc.. Até aí normal. Desentendimentos ocorrem. Por mim não passaria de um episódio qualquer. Até que...


O dono veio e me disse: "Pois é! Isso não pode!"
Fiquei sem reação, porém adverti: mantenha seu cão longe dela. Ele atacou uma vez e pode tentar novamente.



Ele foi embora, como se o meu cachorro fosse o pior monstro da face da terra.

E o cachorrinho dele, solto, foi atrás. Aí o bicho pega... Literalmente né. Olha o trocadilho... Eis o motivo do post.

Ah! Mas é um Rottweiler... .

Primeiro: ela estava na guia, o cachorrinho não!

Segundo: ele atacou ela sem qualquer motivo e ela revidou como qualquer um de nós humanos faríamos diante de uma ameaça. Se defender.

Fica o recado e o motivo deste post: se você tem um cão que já deu sinal de agressividade, mantenha ele preso na guia, quando estiver em público.

Aos olhos da maioria das pessoas, o cachorro maior sempre será o vilão.

Não deixe de passear, mas o faça com segurança. Para a proteção dele e dos demais.

Além disso,  existe o problema de um cão não topar o outro, tipo não fui com a sua fuça, logo é melhor ficar na guia.

Essa semana eu estava novamente na praça e vi o mesmo cachorrinho, novamente avançando em outro, desta vez um Pitbull. Mais uma vez, o Pitbull estava na guia e o cachorrinho não.

Bom aí já dá pra ver no que isso vai dar. O recado foi dado pro dono que ainda não entendeu.

Espero que não entenda da pior forma, ou seja com um outro cão revidando e machucando o cão dele.












Panetone Studio

Veja também...

Conheça 3 dicas caseiras para tratar as manchas de lágrima ácida no seu cachorro

O que é lágrima ácida em cães Você já deve ter observado algum cachorro com pelos claros com manchas marrom-avermelhadas sob os olhos, a famosa “lágrima ácida”. Surge então a dúvida. O que é lágrima ácida e o porquê das manchas de lágrimas? O que causa o excesso de lágrima? Como resolver o problema? Quais as raças propensas a desenvolver a lágrima ácida? Lágrima acida. Quais raças são as mais Afetadas. Ocorrem em cães e gatos. Algumas raças são mais propensas como: Spitz Alemão, Buldogue Francês, Maltês, Shih Tzu, Poodle, Chihuahua, Bichon Frisé, lhasa apso, pequinês. No gato Persa e em outros animal de estimação de pelagem clara e/ou de focinho achatado. "Que lágrima ácida que nada! Ando sempre maquiada!" (Princesa Meg) “Raças braquicefálicas têm maior predisposição ao problema pois, anatomicamente, possuem canais nasolacrimais, mais tortuosos” Lágrima Ácida ou Epífora Causas da Lágrima ácida ou Epífora No globo ocular poderá ocorrer a obstruçã

Cachorro do mascara, conheça a raça Jack Russell Terrier

O Cachorro do Máscara, o Maylon, é um cão pertencente à raça Jack Russell Terrier que conquistou o coração de muitas pessoas. O Jack Russell Terrier é uma raça de cães pequenos, mas não deixe que o seu tamanho engane você, pois eles são cheios de energia e sempre prontos para a aventura. Esta raça é conhecida por sua personalidade alegre, corajosa e inteligente. O Cachorro do Máskara é um exemplo perfeito desse espírito aventureiro e lealdade, sempre buscando agradar seu dono e se divertir ao mesmo tempo. Se você está procurando um cão amigo fiel e cheio de vida, o Jack Russell Terrier é a escolha certa. A origem da raça Jack Russell Terrier Esta raça de cachorro tem suas origens na Inglaterra do século XIX. O Reverendo John Russell, um amante de caçadas, criou a raça para ser um cão de caça de raposas. Ele cruzou Fox Terriers com outras raças de cães de caça pequenos, buscando obter um animal ágil, corajoso, inteligente e capaz de caçar raposas em tocas. A raça se tornou popular na Gr

12 temperos que cachorro pode comer e utilizar na alimentação natural

Os temperos podem ser incluídos na alimentação de cães, contudo, é crucial ter cuidado na escolha, uma vez que nem todos são seguros para os nossos amigos de quatro patas.  Diversos condimentos comumente utilizados em nossa culinária podem representar riscos à saúde dos cães e, portanto, é essencial estar ciente das opções seguras. Alguns temperos podem ser prejudiciais aos cães e devem ser evitados.  Estes contêm substâncias que podem causar danos aos glóbulos vermelhos e levar a complicações sérias.  Outros temperos, em excesso, também devem ser administrados com moderação, uma vez que o consumo elevado pode levar a problemas de saúde, incluindo distúrbios renais. Por outro lado, existem temperos que podem ser benéficos e até mesmo saudáveis para os cães.  Ervas, quando usadas com moderação, podem adicionar sabor e nutrientes à dieta canina.  Antes de introduzir qualquer novo tempero na alimentação do seu cão, é recomendável consultar um veterinário para garantir a segurança e adequa

Conheça as raças de cães extintas e ameaçadas de extinção.

Os cães têm sido nossos fiéis companheiros ao longo de milhares de anos, desempenhando papéis essenciais em nossa história e cultura.  No entanto, ao longo do tempo, algumas raças caninas, antes populares e valorizadas, enfrentaram um triste destino, levando à sua extinção.  Paralelamente, outras raças ainda existem, mas lutam para sobreviver, correndo o risco de desaparecer para sempre. Neste contexto, exploraremos o fascinante mundo das raças de cães extintas e com risco de extinção.  Mergulharemos em suas histórias únicas, características marcantes e a importância de preservar a diversidade genética para garantir o futuro desses magníficos animais.  Desde cães de trabalho especializados até companheiros afetuosos, cada raça possui uma jornada única que merece ser conhecida e valorizada. Junte-se a nós nessa jornada pela história e pelas peculiaridades dessas raças caninas que enfrentam desafios para permanecerem presentes em nosso mundo.  Descubra o valor de sua herança e a relevânc

Entendendo as reações alérgicas cutâneas em cachorros

As reações alérgicas cutâneas são um problema comum em cães e afetam muitas raças diferentes.  Embora não existam dados estatísticos precisos sobre a prevalência de alergias em cães, sabe-se que cerca de 10% a 20% dos cães sofrem de algum tipo de alergia. Desses, cerca de 20% a 30% têm alergias cutâneas. Algumas raças caninas parecem ter uma predisposição genética para alergias cutâneas, incluindo: West Highland White Terrier Boxer Bulldog Inglês Shar-Pei Dálmata Labrador Retriever Cocker Spaniel Americano Golden Retriever Pastor Alemão Jack Russell Terrier Os diferentes tipos de reações alérgicas cutâneas em cachorros As reações alérgicas cutâneas em cachorros podem ser divididas em três tipos principais:  Dermatite de contato; Dermatite atópica; Dermatite alimentar.  A dermatite de contato ocorre quando a pele do cachorro entra em contato com uma substância que causa uma reação alérgica, como produtos químicos, plantas ou materiais sintéticos.  A dermatite atópica é uma alergia crôni

21 plantas venenosas para cachorro

Um ambiente com planta traz vários benefícios para a saúde, além de deixar o visual mais bonito e harmonioso. Ter um jardim em casa ou em apartamento virou hobby de muitos brasileiros com a pandemia para ocupar parte do seu tempo em dias de isolamento social. As plantas venenosas para cachorros Caso haja cães dividindo o mesmo espaço com suas plantas, o importante é ficar atento ao tipo de plantas que estão inseridas naquele ambiente e ao comportamento do seu melhor amigo. Algumas espécies preferidas pelos brasileiros são plantas tóxicas para cães e gatos. Se ingeridas podem ocasionar até óbito. Os motivos pelos quais nossos animais de estimação acabam mordiscando e ingerindo partes de um arranjo são motivados principalmente pelo tédio e a curiosidade.  Os Sintomas e sinais da intoxicação por plantas As plantas venenosas podem causar uma ampla gama de sintomas, dependendo da substância tóxica presente na planta ingerida e de fatores como a quantidade consumida e a individualidade do ca

SAIBA MAIS SOBRE COMO TOSAR CACHORRO

Chegou o verão, temperaturas altíssimas, e quem tem cãozinho peludo pensa: Será que é hora de tosar ? Todas as raças podem ser tosadas?   O QUE É TOSAR? Tosar é o ato de aparar, cortar ou tosquiar o pelo do seu cãozinho. Alguns tosam por estética, porém existem tosas para higiene ou simplesmente limpeza. QUAIS RAÇAS PRECISAM TOSAR? Alguns cães têm crescimento dos pelos infinitos e precisam de tosas frequentes pois seus pelos não param de crescer. Tosas para Shih-tzu, Poodle, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês e raça Lhasa Apso são raças que necessitam de tosa mais frequente e podem fazer em torno de 45 dias. Algumas raças como: Yorkshire, Schnauzer e Westie a tosa é realizada a cada 2 ou 3 meses. Um fato interessante é que os pelos são isolantes térmicos, além de concentrar o calor no corpo do cachorro (no inverno) ele também evita que o cachorro absorva muito calor (no verão). Nem todos os cães devem ser tosados e quando recomendado, a tosa deverá s

Blue Heeler, o pastor australiano. O red bull canino.

"Eu cheguei e frente ao portão..." e o Tobias me sorriu latindo. Lá estava ele, o Tobias, o meu fiel companheiro de quatro patas, com olhos brilhantes e uma cauda que balançava freneticamente, como se estivesse esperando por este momento há dias. Sim, ele estava correto. Assim como todos os sobrinhos caninos que temos, com esse lindo Blue Heller não é diferente. Ao abrir o portão, a euforia dele era palpável.  Seu latido animado preenchia o ar, como uma saudação calorosa que me envolvia e dissipava todas as preocupações que eu trouxera do mundo lá fora.  Os olhos do Tobias transbordavam alegria e pura devoção, como se o único propósito da vida dele fosse me receber para realizar o seu passeio semanal. Tobias - "Tutú" ou "Tubião" O passeio já é uma tradição sagrada para nós dois.  Enquanto eu pegava a guia e o peitoral, ele dançava em círculos de empolgação, sua expressão impaciente deixando claro que mal podia esperar para explorar o mundo lá fora.

9 opções saudáveis para alimentar o seu cachorro

A boa alimentação é fundamental para o bem-estar e saúde do seu cachorro, assim como nós humanos, os cães precisam de nutrientes específicos para manter o sistema imunológico saudável, o metabolismo funcionando adequadamente e para desenvolver os ossos e músculos. Oferecer alimentos saudáveis para o seu cachorro, possibilita que ele possa ter uma vida longa e saudável. Se você está procurando informações sobre quais alimentos são saudáveis para o seu cachorro, você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, vamos discutir os melhores alimentos saudáveis para alimentar o seu cão, desta forma separamos 9 opções saudáveis ​​que seu cão irá adorar.  1. Carne de Frango  A carne de frango é um alimento que oferece muitos benefícios à alimentação do cachorro. Ela é rica em proteínas, um macronutriente essencial para o crescimento muscular saudável e para a reparação de tecidos.  A carne de frango também contém aminoácidos essenciais, que são importantes para o desenvolvimento de cães saudáveis. 

Cachorro vomitando amarelo: o que pode ser e o que fazer

Um sinal de alerta sempre aparece quando seu cachorro começa a vomitar, principalmente quando essas ondas de vômitos persistem. Ver o nosso cachorro vomitando pode ser preocupante e desconcertante. Este incômodo pode ter várias causas, desde comer muito rápido, estar muito tempo em jejum ou alguma doença associada. Neste caso o importante é observar qual é a frequência que está ocorrendo, a consistência deste vômito, além de observar se existem outros sintomas em conjunto como diarréia, letargia ou perda de apetite, ou algum outro sintoma para determinar causa subjacente. O que fazer quando seu cachorro está vomitando amarelo Vômito amarelo em particular pode ser um sinal de uma condição subjacente que precisa ser tratada. O motivo do cachorro estar vomitando amarelo O processo de vomitar envolve a contração dos músculos estomacais para expulsar o conteúdo indesejado do corpo.  Antes ocorre uma contração intestinal que libera a bile. A bile é uma substância produzida na vesícula biliar